DE FEVEREIRO DE 2020 À MARÇO DE 2021
O meu pós-doutorado realizado na Universidade Autônoma Metropolitana (México), de fevereiro de 2020 a março de 2021, se inscreveu na pesquisa que vinha desenvolvendo sobre subjetividade e política no campo da infância e da juventude. A relação institucional na UAM-X se deu centralmente com o Programa Infância e, em extensão, com o Mestrado em Psicologia Social em Grupos e Instituições, bem como com a área de psicologia social do Doutorado em Ciências Sociais. No período de outubro de 2020 a março de 2021 contei com bolsa do programa CAPES-Print/UERJ/PPFH.
O trabalho se centrou em dois eixos: no aprofundamento conceitual das ferramentas de Michel Foucault e na aproximação a estudos realizados pelo Programa Infância. Em relação ao primeiro eixo, a pesquisa se avançou no estudo da centralidade das relações pedagógicas na organização da sociedade liberal, destacando as estratégias punitivo-penais que judicializam a vida. Para tanto foram abordados/pesquisados os traços genealógicos das relações de saber-normalização-subjetividade que fundamentam a governamentalidade que institui o direito como articulador das relações sociais. O segundo eixo foi abordado por meio de pesquisa documental (antes do confinamento), de seminários e reuniões com pesquisadores, e com a construção de projetos coletivos.
Os trabalhos realizados podem ser agrupados da seguinte maneira: reuniões de trabalho; docência; organização de eventos; participação em eventos; conferências; pesquisa documental e bibliográfica, e produção textual.
As reuniões ocorreram com os setores da UAM com os quais trabalhei, no sentido de definir os meios para avançar no seu projeto e cumprir com os objetivos propostos. A docência se deu em três direções: aulas sobre Análise Institucional em grupos e disciplinas da pós-graduação, seminário sobre as ferramentas propostas por Michel Foucault e seminário na Universidade Nacional Autônoma do México sobre os 30 anos do ECA. Foi organizado um evento internacional com 8 sessões sobre as pesquisas sobre infância, adolescência e juventude em tempos de pandemia, reuniões internacionais do grupo de pesquisa que coordeno, além dos seminários oferecidos. Participei de 10 eventos e ofereci 5 conferências, em que foram apresentados os estudos em curso. A pesquisa documental e bibliográfica se centrou no centro de documentação do Programa Infância e na ampliação bibliográfica da pesquisa, dada a impossibilidade de ir a outras bibliotecas, em função da pandemia. Foram 8 os textos escritos e em vias de publicação, além da organização da publicação de 2 livros coletivos, um na UAM e outro na UERJ, para serem publicados no ano de 2021. O relatório também apresenta desdobramentos do pós-doutorado previstos para o 2º semestres deste ano de 2021 e para o 1º semestre de 2022.
Recent Comments