Português    Español

Núcleo de Estudos Étnico-Raciais – NEER

Apresentação

A proposta do NEER/PPFH:

Em uma sociedade em que o racismo, em suas dimensões estrutural e estruturante, se apresenta diluído no cotidiano, como a nossa, as instituições que não tratarem a desigualdade racial de maneira ativa, considerando-a um problema central, facilmente estarão aptas a reproduzir as práticas racistas tidas como normais.
Comprometido com uma educação pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada, o PPFH não poderia obliterar as discussões sobre o racismo. Assim, da necessidade de aprofundar, de produzir e de compartilhar tais conhecimentos e saberes nasce o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais – NEER.

E o faz por entender que o racismo, arraigado à nossa ordem social, precisa ser enfrentado por meio da adoção de práticas antirracistas. Dessa forma, o NEER objetiva contribuir com discussões que alimentem a produção acadêmica do PPFH, fazendo com que tal produção ganhe visibilidade, encampando e encorpando perspectivas antirracistas. Por essa via o NEER/PPFH se irmana à luta daqueles que, ao redor do mundo, buscam erradicar o racismo, contribuindo para a construção de sociedades justas e democráticas.