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Corpo Docente

Ney Luiz Teixeira de Almeida - Docente                        
Email: neylta@hotmail.com

Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Assistente Social formado pela UERJ em 1987. Mestre em Educação pela UFF (1996) e Doutor em Educação pela UFF (2010).

Pesquisa Atual
1) Estudo comparado das experiências de inserção do Serviço Social na política de educação nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Esta pesquisa vincula-se ao diretório de pesquisa cadastrado no CNPq Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social e Educação (GEPESSE) com equipes de pesquisadores da FSS/UERJ e do curso de Serviço Social da UNESP-Franca. O objetivo do pesquisa é levantar e analisar as experiências de inserção do Serviço Social na política de educação nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, pós LDB de 1996. Estas experiências serão analisadas face as tendências de descentralização e de intersetorialidade presente nas políticas públicas brasileiras no período, identificando como que as mesmas incidem sobre a organização de processos de trabalho coletivos nos quais se inserem os assistentes sociais. Além de investigar as principais atribuições e competências desenvolvidas pelos assistentes sociais visa contribuir com os processos de sistematização dessas experiências pelas equipes pesquisas como parte de um processo coletivo de produção de conhecimento.

2)Processos de trabalho nas políticas públicas. Esta pesquisa visa analisar as principais tendências presentes na organização dos processos de trabalho coletivos no âmbito das políticas públicas no Brasil. Parte do reconhecimento de que um novo desenho organizativo das políticas públicas que se constitui a partir das mudanças decorrentes das conquistas sociais e constitucionais pós-1988, da dinâmica de luta e de organização dos movimentos sociais, da adoção de racionalidades próprias da esfera empresarial e dos processos de contrarreforma do Estado e das estratégias de gestão da crise do capital, impactam em uma reconfiguração da relação público-privado que incide em novas racionalidades e padrões de organização dos serviços sociais. Deste modo, busca-se apreender como essas tendências se expressam nas políticas de educação, assistência social e de proteção à infância e à adolescência analisando seus rebatimentos nos modos de organização dos processos de trabalho coletivo das principais instituições que as implementam. A preocupação central desse esforço investigativo é a de compreensão das mudanças que se operam o âmbito do trabalho complexo na esfera dos serviços sociais apontando para uma problemática e preocupante tendência de impedimento da produção de conhecimento e de tecnologias sociais comprometidas com a transformação da realidade social nessas áreas e atuação do Estado.

Principais publicações


Orientados - Mestrado
Titulados(as):

Em Andamento:

ANDRESSA FRANCESCHI DE QUEIROZ



Orientados - Doutorado

Titulados(as):

Em Andamento: