English     Español

Corpo Docente

.Luiz Antonio Saléh Amado – Coordenador Adjunto - Coordenador Adjunto                        
Email: saleh.amado@gmail.com

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006)

Pesquisa Atual
1. Dispositivos pedagógicos e produção de subjetividades
Os processos de subjetivação têm sido investidos na atualidade por inúmeros dispositivos pedagógicos. Contudo, no âmbito deste projeto interessa problematizar a formação do sujeito através das práticas pedagogizantes localizadas em dois campos específicos: educação e mídia. Os estudos propostos pretendem criar um espaço onde estes dispositivos – suas estratégias, seu funcionamento, seus efeitos etc – possam ser discutidos e, assim, favorecer a ampliação dos campos de análise e de intervenção dos envolvidos ou interessados no tema, com destaque para os profissionais docentes. No que se refere à metodologia, parte-se do pressuposto que pesquisa e intervenção não precisam ocorrer em momentos cronologicamente distintos, mas podem acontecer simultaneamente. Portanto, os conceitos e ferramentas forjados pela Análise Institucional são as referências para se pensar a dinâmica instituído-instituinte e sua ligação com os processos de subjetivação. Entre os objetivos dos estudos desenvolvidos com base nestes referenciais, destacam-se: a) Analisar as práticas pedagógicas discursivas e não-discursivas localizadas nos espaços institucionais e sua relação com os processos de subjetivação; b) contribuir para a construção, o conhecimento, e a divulgação de dispositivos pedagógicos contra-hegemônicos enquanto alternativa para a prática educacional cotidiana; c) identificar as principais estratégias por meio das quais os meios de comunicação de massa “ensinam” modos de existência e d) problematizar a relação mídia, educação e formação do sujeito, buscando conhecer os efeitos produzidos e as possibilidades criadas a partir do desenvolvimento tecnológico atual.
Participantes:
Cristina Morel (Doutorado), Andréa de Frias (Mestrado), Thiago Roseiro (Mestrado), Elaine Souza (I.C.), Jéssica Coelho (Mestrado), Maria da Conceição Gomes (Mestrado), Maria da Conceição Silva (Mestrado) e Elaine Gordiano (Mestrado).
Financiadores: CNPq, FAPERJ

2. A educação e a produção de subjetividades: os dispositivos pedagógicos e a produção de conhecimento na contemporaneidade.
Este projeto tem por objeto os inúmeros dispositivos pedagógicos presentes no âmbito educacional (avaliação, currículo, relação professor-aluno etc). Com base na Análise Institucional de matriz francesa, busca discutir as relações e as práticas instituídas e consolidadas, bem como os movimentos instituintes que visam instaurar outras práticas no campo da educação. Com o foco principal, porém não exclusivo, na Educação de Jovens e Adultos, a pesquisa objetiva colocar em análise as várias formas contemporâneas de se produzir conhecimento e seus efeitos sobre os modos de subjetivação, ou, de acordo com M. Foucault, sobre as práticas de constituição do sujeito. Contribuem ainda para os estudos sobre a produção de subjetividades e os dispositivos pedagógicos autores como F. Guattari e J. Larrosa.

Principais publicações


Orientados - Mestrado
Titulados(as):

ELIANE MORAIS GORDIANO

JÉSSICA COELHO DE LIMA PEREIRA

MARIA DA C. DA SILVA BARROS DE SOUZA

MARIA DA C. DO NASCIMENTO GOMES

ELISANGELA BARBOSA DOS SANTOS

MARCELLA MIRANDA DE ASSIS

RONY PEREIRA LEAL

EMÍLIA SANDRINELLI TELIS DE OLIVEIRA

CAROLINA EMILIA DA SILVA

ANDRÉA MONTEIRO DE FRIAS

THIAGO ROSEIRO DA SILVA

Em Andamento:

PRISCILA LOPES D'AVILA BORGES



Orientados - Doutorado
Titulados(as):

CRISTINA MARIA T. MASSADAR MOREL

SANDRA DA SILVA VIANA

Em Andamento:

ADRIANA DA SILVA SOUZA

JÉSSICA COELHO DE LIMA PEREIRA

ROBERTA DE MENDONÇA PORTO

CAMILA AVELINO CARDOSO

KARINE OLIVEIRA BASTOS