English     Español

Corpo Docente

Katia Santorum - Professora Colaboradora                        
Email: katia.santorum@gmail.com

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - vinculada ao Instituto de Psicologia/ Departamento de Psicologia Social e Institucional e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Doutora em Saúde Pública pela FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Psicologia Social, Análise Institucional, Psicologia do Trabalho e Organizacional, com ênfase em Saúde Coletiva/Saúde Pública, atuando principalmente com os seguintes temas: saúde, subjetividade e trabalho, corporeidade e trabalho, clínica da atividade, ergologia, análise da atividade de trabalho, psicologia e saúde, psicologia e processos organizacionais; Grupo de pesquisa em fase de estruturação.

Pesquisa Atual
1. Trabalho, Subjetividade e Saúde: o ponto de vista da atividade Esta linha está voltada à pesquisa-intervenção, produção de conhecimentos e estudos enfocando as articulações entre trabalho, saúde e subjetividade, especialmente no tocante às relações entre análise do trabalho, formação profissional e desenvolvimento humano. As Clínicas do Trabalho constituem seu referencial central, sendo assim, lança mão de instrumental teórico-metodológico para análise dos modos de engajamento dos sujeitos no trabalho, enfatizando a via da criação, do desenvolvimento e da saúde. Destaca-se o interesse no desenvolvimento de metodologias de pesquisa-intervenção centradas na análise coletiva do trabalho e no diálogo entre trabalhadores e pesquisadores. Alia-se aos esforços de construção de um fértil caminho de análise e transformação das situações de trabalho, considerando o dinâmico percurso de desenvolvimento da Psicologia do Trabalho e do campo da Saúde do Trabalhador. O grupo de pesquisa vinculado a esta linha busca contribuir, pela via da análise do trabalho, para a compreensão das implicações entre as situações cotidianas de trabalho, processos de subjetivação e as Políticas Públicas.

2. Trabalho, Atividade e Corporeidade Pesquisa teórica cujo objetivo central é revisitar referenciais que participam do campo da Clínica do Trabalho, nomeadamente a Clínica da Atividade, a Ergologia e a Psicodinâmica do Trabalho e o referencial da Antiginástica, buscando identificar como a corporeidade se faz presente nestes referenciais. O impulso ao desenvolvimento deste projeto está associado ao caminho trilhado no âmbito da pesquisa-intervenção com foco no trabalhar, desde o ano 2000. Como síntese deste percurso, particularmente as experiências conduzidas junto a trabalhadoras afastadas do trabalho por adoecimento profissional, em Salvador/Ba, entre 2009 e 2012, vem delineando uma via de investigação voltada à identificação de sinergias possíveis entre os referidos campos teórico-metodológicos e modos de abordar a corporeidade no trabalho. Visa contribuir para que a abordagem desta temática possa ir mais além do corpo-máquina.

Principais publicações


Orientados - Mestrado
Titulados(as):

ADRIANA WERNECK RUSSO

FATIMA VALERIA BELO DE SOUZA

Em Andamento:

LEDA SOUZA DO NASCIMENTO



Orientados - Doutorado

Titulados(as):

Em Andamento: