English     Español

Corpo Docente

Heliana de Barros Conde Rodrigues - Docente                        
Email: helianaconde@uol.com.br

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vinculada ao Instituto de Psicologia/Departamento de Psicologia Social e Institucional. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (2002). Estágio pós-doutoral em Ciências Sociais pela PUC-SP (2011).

Pesquisa Atual
1. Efeitos e ressonâncias do pensamento de Michel Foucault no Brasil – modulações interdisciplinares - Com base em problematizações surgidas ao longo do trabalho já realizado sobre as cinco visitas de Foucault a nosso país (1965, 1973, 1974, 1975 e 1976), assim como em incursões iniciais aos efeitos e ressonâncias de seu pensamento nos âmbitos acadêmico e extra-acadêmico, propõe-se, como objetivo geral, o estabelecimento de uma cartografia das modulações interdisciplinares favorecidas, entre nós, pelo pensamento foucaultiano, sem descartar eventuais entraves a tal processualidade, ligados aos dispositivos disciplinares que estratificam saberes e movimentos sociais. Para tanto, as categorias analíticas de “penetração”, “difusão” e “recepção”, de cunho sociológico, estarão sob crítica, preferindo-se uma aproximação ao processo em estudo com base em anexações, permeabilizações e/ou clausuras. Os procedimentos metodológicos incluem: (1) pesquisa bibliográfico-crítica das investigações anteriores sobre o tema; (2) pesquisa documental, mediante análise estratégico-qualitativa de dissertações, teses, livros, anais de congressos e artigos relativos aos campos acadêmicos Filosofia, História, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Saúde Coletiva, Psicologia, Psiquiatria, Educação e Direito, bem como aos movimentos sociais, principalmente os associados a feminismo, estudos de gênero, perspectivas gay e queer, anarquismo; (3) pesquisa de campo, através de entrevistas realizadas sob o paradigma da História Oral, com pesquisadores e militantes brasileiros que se reconhecem (ou reconheceram) marcados pelo pensamento de Foucault em suas teorizações e práticas. O projeto está vinculado ao Programa Cientistas do Nosso Estado (FAPERJ, 2015-2017)

2. Michel Foucault e os saberes psi no Brasil - O projeto tem por principais objetivos: (1) desenvolver estudos teórico-bibliográficos das diferentes formas de aproximação de Michel Foucault aos saberes ‘psi’, assinalando permanências e descontinuidades de percurso; (2) identificar e analisar as interconexões até hoje estabelecidas, pelos pesquisadores e profissionais brasileiros, entre os trabalhos de Foucault e os saberes ‘psi’ (psicologia, psicanálise, psiquiatria). Está vinculado ao Programa Prociência (UERJ, 2015-2018) e à bolsa de Produtividade em Pesquisa nível 2 (CNPq, 2016-2019).

Principais publicações
Missão Lapassade-1972: coincidências analisadoras

Foucault nas lutas estratégicas no campo da saúde. Revista Ecopolítica. , v.15, p.37 - 44, 2016.

Caixa de ferramentas para uma atitude histórico-crítica na pesquisa-intervenção

Filosofia e experimentação: exercícios espirituais em Nietzsche e Foucault

O zero e o infinito. Reflexões sobre o método biográfico em pesquisa histórica. Mnemosine (Rio de Janeiro). , v.9, p.271 - 288, 2013.

Michel Foucault e a imprensa brasileira durante a ditadura militar: os cães de guarda, os nanicos e o jornalista radical. Psicologia & Sociedade (Online). , v.24, p.76 - 84, 2012.

Produtividade e imanência das normas. Desafios (amigáveis) ao institucionalismo. P o l i s e P s i q u e. , v.2, n.2, p.153 - 174, 2012.

Psicologia, Filosofia, Encruzilhadas, Experimentações: caminhos possíveis no diálogo com Kierkegaard e Foucault. Psicologia: Ciência e Profissão , v.espec., p.276 - 291, 2012.

Um Foucault desconhecido? Viagem ao Norte-Nordeste brasileiro em tempos (ainda) sombrios. História Oral (Rio de Janeiro). , v.15.2, p.141 - 158, 2012.



Orientados - Mestrado

Titulados(as):

Em Andamento:

Candela Andrea Ramallo Garcia

Guilherme Vargas Cruz

Orientados - Doutorado

Titulados(as):

Em Andamento:

Anália Da Silva Barbosa

Andrea Paola Moure

Felipe Chaves Pereira

Ingrid De Assis Camilo Cabral