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Gaudêncio Frigotto - Docente                        
Email: gfrigotto@globo.com

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP (1983). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Representante do Brasil no Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Pesquisa Atual
1) Sociabilidade do capitalismo dependente no Brasil e as políticas públicas de formação, emprego e renda: a juventude “com vida provisória em suspenso
O objeto específico ou problema da pesquisa centra-se sobre a natureza da estrutura e relações de classe da sociedade brasileira na sua particularidade e especificidade de capitalismo dependente com desenvolvimento desigual e combinado e a natureza e alcance das políticas públicas de emprego, renda e formação técnico-profissional para os jovens, mormente a partir da década de 1990. Duas ordens de questões imbricadas se colocam, pois, como objeto de pesquisa. A primeira ordem demandará, na direção oposta à ideologia do fim das classes sociais, e da globalização, buscar as mediações que nos permitem por um lado mostrar o caráter cada vez mais rígido e violento das relações de classe no processo de mundialização do capital e hegemonia do capital financeiro. Dentro deste mesmo âmbito e a ele relacionado, na década de 1990, a burguesia brasileira definiu o embate de projetos de desenvolvimento que se travou ao longo do século XX e optou claramente na afirmação de um capitalismo dependente, de desenvolvimento desigual e combinado. Trata-se, neste aspecto, de apreender a especificidade que assume este processo a partir da década de 1990 e suas conseqüências no plano social, econômico, cultural e educacional. A segunda ordem de questões centra-se sobre as conseqüências para os jovens da classe trabalhadora da opção política da burguesia brasileira por um projeto de capitalismo dependente, de caráter monetarista e financista, associado e subordinado aos centros hegemônicos do capital mundial. Trata-se aqui de analisar a natureza e alcance das políticas de emprego e renda e, a elas associadas, de formação técnico-profissional dos jovens a partir da metade da década de 1990.

2) História em movimento: balanço das atividades das entidades filiadas à Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação
O objetivo do projeto é organizar e categorizar a partir de uma matriz teórico-metodológica as informações das atividades e ações das entidades afiliadas à CNTE e analisar a natureza e sentido das mesmas. Trata-se de estudo de caráter científico-educativo que busca subsidiar as ações da CNTE e suas entidades afiliadas no campo das concepções e da política educacional e suas interfaces com os demais âmbitos da sociedade.
Professores do PPFH que participam: Vania C. Motta e Zacarias J. Gama.

3) Educação de jovens e adultos pouco escolarizados : Políticas no Brasil e em Portugal (Convênio Luso Brasileiro de Cooperação Científica - CAPES/CTC )
Trata-se de convênio de cooperação que envolve missões de estudo conjunto, docência, seminários anuais regulares e publicações conjuntas regulares entre Brasil e Portugal.
Financiador: CAPES

Principais publicações


Orientados - Mestrado
Titulados(as):

GRACY KELLY PAES

HEITOR COELHO FRANCA DE OLIVEIRA

DORCELINA AIRES ROSA

JACQUELINE ALINE BOTELHO LIMA

ELIZETE MORIAO DE CARVALHO

Em Andamento:

FELIPPE OLIVEIRA SPINETTI DE SANTA RITA MATTA



Orientados - Doutorado
Titulados(as):

MARIA EMÍLIA PEREIRA DA SILVA

JULIO CESAR FRANÇA LIMA

LAURIANA GONÇALVES DE PAIVA

ROBERTO FARIA

WILSON CARLOS RANGEL COUTINHO

HELDER MOLINA

MARCIO ROLO

PAULO ANTONIO CRESCIULO DE ALMEIDA

SONIA MARIA FERREIRA

JUAREZ DE ANDRADE

LORENE FIGUEIREDO DE OLIVEIRA

SEBASTIÃO RODRIGUES GONÇALVES

CLARICE APARECIDA DOS SANTOS

JULIO CARLOS FIGUEIREDO

LUIZ CARLOS DE FREITAS

MARIA CRISTINA PAULO RODRIGUES

RICARDO PAIVA

Em Andamento:

ANA SOFIA CARTAXO BRUNO

FERNANDA PAIXÃO DE SOUZA GOUVEIA

EULER OLIVEIRA CARDOSO DA COSTA

JOAQUIM GONÇALVES DA COSTA

BRUNO MIRANDA NEVES

LUCAS PACHECO CAMPOS

PEDRO CLAESEN DUTRA SILVA

ROSE MÁRCIA DA SILVA