English     Español

Corpo Docente

.Floriano José Godinho de Oliveira – Coordenador - Coordenador                        
Email: fgodinhodeoliveira@gmail.com

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2003). Pós-doutorado na Universidad de Barcelona (2009-2010)

Pesquisa Atual
1) Políticas territoriais e ordenamento do território: análise da expansão metropolitana e da formação de novos eixos econômicos produtivos
Este projeto é voltado para a realização de estudos, interlocuções e investigações sobre as mudanças contemporâneas na organização e ordenamento do território nos espaços urbano-metropolitanos, em face das mudanças decorrentes da nova espacialização das atividades econômicas, articulando mais intensamente cidades e regiões circundantes. Nossa perspectiva é analisar o fenômeno, tendo como referência os processos em curso no Rio de Janeiro, onde já realizamos estudos. Pretendemos estudar, neste caso, os novos movimentos de instauração e consolidação de atividades produtivas em seus nexos com os novos padrões de ação da administração pública, no que diz respeito ao ordenamento territorial, em sentido estrito, ao investimento produtivo e à ação estatal no campo das políticas sociais, identificando as disposições de planejamento e de estruturação de políticas públicas que vêm influindo nas mudanças espaciais na cidade do Rio de Janeiro e na reestruturação de seu espaço metropolitano. A partir de nossas investigações no estado, buscamos: a) uma revisão crítica de estudos referenciais sobre as mudanças e padrões contemporâneos de organização e gestão territorial, bem como sobre o renovado papel desempenhado pelo Estado em programas vinculados à reestruturação econômica e política em curso no país; b) a elaboração de sínteses teórico-conceituais e analíticas orientadas para a identificação dos padrões hegemônicos de ordenamento do território nos espaços metropolitanos brasileiros.

2) Núcleo de Políticas Publicas do Rio de Janeiro – Edital Pronex Faperj/ CNPq
A questão proposta no presente projeto está associada aos efeitos de políticas públicas na transformação da coesão social e do poder sobre o território no Estado do Rio de Janeiro. O processo de produção do conhecimento do Núcleo de pesquisa aqui proposto tem por ponto de partida considerar a compreensão da ação como categoria central da política. Essa advertência é importante porque afasta interpretações que reduzem a política pública como uma ação do poder político/ burocrático das instituições governamentais. É preciso ir além para compreender a política pública que emerge do poder da sociedade civil auto-organizada comunicativamente. A pesquisa refere-se às políticas públicas resultantes da ação do poder político burocrático, do capital privado e da sociedade civil ou de todos associados.

Principais publicações
Consultar Currículo Lattes

Orientados - Mestrado
Titulados(as):

KÁSSIA PRISCILLA MACIEL SANTIAGO

VANESSA PIÑERES DIAZ

FELLIPE LEMOS DE PAULA BARROS

Em Andamento:

DANIELY SILVA DE VIVEIROS

KLEIN CUNHA DUARTE



Orientados - Doutorado
FERNANDO RIBEIRO CAMAZ

HÉLIO GOMES FILHO

MAREK MATEUSZ POLAK

ROBERTO MORAES PESSANHA

NELSON LAURA MABUCANHANE

NELSON RICARDO MENDES LOPES