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Corpo Docente

Estela Scheinvar - Docente                        
Email: estelascheinvar@gmail.com

Doutora em Educação pela UFF (2001), com pós-doutorado em Sociologia pela PUC/SP (2008).

Pesquisa Atual
1) Estado de direito e judicialização da vida. Atravessamentos entre as práticas do conselho tutelar e da escola
No fim do século XX o Brasil enfrenta a ditadura militar instalada em 1964 e define como diretriz de gestão da política pública na Constituição Federal de1988 a democracia participativa. Nesse contexto é proposto no Estatuto da Criança e do Adolescente a criação de conselhos tutelares assumidos pela sociedade civil para desjudicializar as práticas de assistência. Na lei, maior instrumento do Estado de Direito, depositam-se as esperanças de transformação. No cotidiano, de acordo com pesquisas que venho realizando desde 1997 orientadas a estudar as práticas de garantia de direitos por meio da relação entre os conselhos da área da criança e do adolescente e a escola, não se constata maior alteração das desigualdades sociais e da arbitrariedade institucional. Tornar cada cidadão um vigilante do direito tem produzido relações de ameaça sustentadas no julgamento sistemático entre as pessoas. Todos nos tornamos juízes; todos julgamos e punimos ou pedimos a pena; acreditamos na pena. A judicialização das relações cotidianas é o objeto central de estudo deste projeto e seu campo empírico de análise é o atravessamento entre o conselho tutelar e a escola. Autores como Foucault, Passetti, Malaguti, entre outros, contribuem a entender que o liberalismo busca na lei a possibilidade de regular as relações sociais, afirmando a lógica penal, própria ao Estado de Direito. Colocar em análise a judicialização das práticas no contexto da sociedade liberal, sobretudo em sua versão neoliberal, é um desafio construído com as ferramentas da análise institucional que opera a prática de pesquisa por meio de dispositivos de intervenção nos equipamentos sociais estudados. As trocas e intercâmbios têm sido e propõem-se a se manter tanto ao lado de pesquisadores nacionais e internacionais com os que dialogamos articulando nossas pesquisas e experiências de intervenção, quanto ao lado dos coletivos cujas práticas são colocadas em estudo.

Principais publicações


Orientados - Mestrado
Titulados(as):

ALVARO DE SOUZA NEIVA MOREIRA

ENILSON BARBOSA DOS SANTOS

KÉSIA PEREIRA DE MATOS D'ALMEIDA

ÂNGELA MARIA G. RIBEIRO FERNANDES

MICHELLE VILLAÇA LINO

KASSIA DE OLIVEIRA MARTINS SIQUEIRA

MELISANDA BERTOLETE TRENTIN

ISABEL SCRIVANO M. SANTA BÁRBARA

MARIA SOLEDAD MORALES RAMOS

CLAUDIA GUIMARÃES

GABRIELA RODRÍGUEZ BISSIO

VIVIANE PEREIRA DA SILVA

LUAN SÁVIO DE CASTRO OLIVEIRA

FELIPE BAPTISTA CAMPANUCI QUEIROZ

ROSALI KREJCI

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GILTON ROCHA DE JESUS



Orientados - Doutorado
Titulados(as):

ELISA FERREIRA SILVA DE ALCANTARA

KÉSIA PEREIRA DE MATOS DE ALMEIDA

ÂNGELA MARIA G. RIBEIRO FERNANDES

KASSIA DE OLIVEIRA MARTINS SIQUEIRA

SONIA MARIA LOURENÇO LUCAS RIBEIRO

Em Andamento:

DAVI CAVALCANTE ROQUE DA SILVA

ZELIA FREIRE CALDEIRA

FILIPE DE CONTTI ASTH

GABRIEL LIMA SIMOES