Português    Español

Corpo Docente

Denise Barata - Docente                        
Email: denisebarata@zoho.com

Doutora em Semiótica da Música (PUC-SP). Realizou seu estágio pós-doutoral na Hugh A. Glauser School of Music, Kent State University. Jovem Cientista do Estado (Faperj) e Pro-Cientista desde 2011.
Professora visitante na Escola de Música da UCLA(2015.2).
Sua área de interesse envolve: Musicologia Histórica, Tradições Culturais Centro-Africanas no Rio de Janeiro e Produção Social do Conhecimento e da Memória.

Pesquisa Atual
1) Saberes e Fazeres da Diáspora Africana no Brasil: Conflitos de Paradigmas na História Cultural do Rio de Janeiro.
A pesquisa propõe uma reflexão sobre as possibilidades de manutenção e difusão dos espaços de construção de conhecimento de tradição afro-descendente, que considerem e valorizem outras formas de pensar o mundo para além do paradigma cultural hegemônico. Procura definir o que é considerado conhecimento e como ele se difunde nesses espaços de tradição afro-descendente, relacionando aprendizado com iniciação, observação e experiência.
Financiador: FAPERJ

2) Reis, Congadas, Partido Alto e Samba de Enredo: Permanências e Deslocamentos das Tradições Musicais Centro - Africanas na Cidade do Rio de Janeiro (1890 -1950)
Este projeto de pesquisa pretende discutir as tentativas de apagamento das formas musicais improvisadas que faziam parte das celebrações das comunidades negras na cidade do Rio de Janeiro, no período entre 1890 e 1950 e que foram trazidas nos corpos e nas memórias dos escravos provenientes da Região Congo-Angola. Busca, assim, construir um suporte teórico-empírico para compreender as permanências e deslocamentos das formas simbólicas de matriz centro-africana e a tentativa de implantação de uma outra forma de pensar e fazer música através da construção de um ideário nacional e da indústria cultural, com a supremacia do samba de enredo, enterrando a possibilidade de difusão da música improvisada como musica popular. A investigação será realizada a partir de uma ampla revisão bibliográfica, na análise das estruturas musicais e de registros fonográficos e da coleta de depoimentos, utilizando como suporte a etnomusicologia, a sociologia do conhecimento e a história oral.

3) Os Cantos Negros do Rio de Janeiro
Pesquisa histórica sobre quatro bairros do subúrbio do Rio de Janeiro (Bento Ribeiro, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz e Serrinha), objetivando a construção de um Museu Vivo dos Cantos Negros na região.

Principais publicações


Orientados - Mestrado
Titulados(as):

HELENA MACHAMBISSE GASPAR

VANESSA SOARES DA SILVA

CARINA PACHECO TEIXEIRA

VIVIANE C. P. DA COSTA C. DA ROCHA

KATIA GENI CORDEIRO LOPES

LINDINALVO NATIVIDADE

MARCELO FERNANDES DO NASCIMENTO

GISEUDA DO CARMO A. DE ALCANTARA

Em Andamento:

VIVIANI FERNANDES DE LIMA

MAURICIO WILSON CAMILO DA SILVA



Orientados - Doutorado
Titulados(as):

ALEXANDRE LEITE SOUZA FARIAS

LEANDRO FERREIRA BARBOSA

SELMA MARIA DA SILVA

CARLA NOGUEIRA MARQUES

Em Andamento:

EDMEIRE OLIVEIRA EXALTAÇÃO

VIRNA MAC-CORD CATÃO

GISEUDA DO CARMO ANANIAS DE ALCANTARA

MARCELO FERNANDES DO NASCIMENTO

LÍVIA DI RENNA VIANNA BRUM